PUBLICIDADE

Smartfit

Pedreiro caminha três quilômetros para pegar ônibus após mudanças em linhas de Natal

Sem linha 30 perto de casa, na Zona Oeste, Alison Souza tem que caminhar cerca de 40 minutos para pegar um ônibus para o conjunto Pirangi, na Zona Sul da capital.

Redação

por Redação cotidiano - 16 de Setembro de 2020

Pedreiro caminha três quilômetros para pegar ônibus após mudanças em linhas de Natal

Foto: Ayrton Freire

Às 6h20 desta quarta-feira (16), Alison de Souza, 23 anos, saiu de casa em Nova Cidade, na Zona Oeste de Natal, para ir ao trabalho no conjunto Pirangi, na Zona Sul. Para chegar à parada de ônibus, o pedreiro precisou percorrer mais de três quilômetros. É que a linha de transporte público que ele pegava foi uma das que tiveram o percurso encurtado, nesta semana, na capital.

Sem dinheiro para pagar duas passagens para ir e duas para voltar, ele precisa caminhar por cerca de 40 minutos diariamente até o ponto de ônibus. O tempo ainda foi um pouco maior, nesta quarta, por causa das pausas no trajeto, para se proteger da chuva que caia no início da manhã.

"Tem que se esconder debaixo de uma casa. Ontem mesmo peguei chuva", contou à Inter TV Cabugi, que acompanhou o percurso dele.

O pedreiro usava a linha 30, que agora não passa mais perto da sua casa. "Num dia de sábado, o motorista disse que o ônibus não ia até lá mais", relatou. Mesmo após toda caminhada, Alison revelou que chegou a esperar até uma hora pelo transporte, no fim de semana.

A mudança proposta pela STTU é que as linhas encurtadas funcionem como ônibus de bairro, indo até um ponto central onde há outras opções. Dali, as pessoas que precisam ir mais longe deveriam usar a integração do transporte público para pegar outro ônibus. A integração, no entanto, só funciona para quem tem o NatalCard.

Alison não tem o cartão e diariamente faz pagamento em dinheiro. "Daria R$ 16 reais por dia e eu ganho R$ 50 de diária. Não dá. Tenho que pagar aluguel, fazer feira", afirma.

Nesta quarta, Alison teve sorte. Demorou pouco tempo na parada. O ônibus da linha 52 passou em cinco minutos e tinha cadeira vazia. Depois da caminhada e do trajeto no transporte, ele chegou ao trabalho pouco após as 8h. No fim do dia, haverá outra caminhada.


G1RN
Redação
Redação Empresa jornalística com atuação no Rio Grande do Norte. Fundada em 2019, o Correio do RN tem como missão levar o melhor conteúdo para os potiguares com uma equipe de profissionais capacitados.

PUBLICIDADE